sábado, 17 de agosto de 2013

Fibromialgia Incompreendida

Fui diagnosticada com fibromialgia há 10 anos.
Estou sem forças e impotente com tudo isto, sinto-me triste e sem esperanças, não quero ficar tomando remédios que me engordam e me deixam pior do que já estou. 
E além do mais, não adiantam nada, a dor nunca acaba. 
Como dizem: a doença é invisível ninguém pode imaginar o que sentimos quando estamos conversando e sorrindo, tentando agir como uma pessoas normais. 
Por dentro estamos morrendo um pouco a cada dia e por fora tentamos viver um dia de cada vez, sem nos permitir sonhar com o amanhã. 




"...Esta enfermidade não mata, destrói; acaba com você como pessoa, fisicamente primeiro e psicologicamente depois.
Rompe as ilusões, rouba a segurança em si mesmo, fuzila suas ambições, seu amor próprio e finalmente acaba com sua dignidade..."





A DOR QUE INVADE A ALMA

Para aquelas pessoas que não entendem a fibromialgia.....


Eu não sou tão afortunada como você, tenho a predisposição de sofrer de dores crônicas, fadiga e problemas de concentração.
Fui diagnosticada com fibromialgia, depois de meses, anos, ou talvez décadas de problemas físicos e emocionais.
E por  não saber de minha enfermidade, me chamas de preguiçosa,  mimada, ou simplesmente de ridícula e diz que finjo estar enferma para não trabalhar. 
Deixaste-me de lado, sozinha.


Se tiver tempo para ler isto, mostrarei a diferença entre você e eu.

MINHA DOR NÃO É SUA DOR:

Não posso trabalhar como você, porque meu corpo se cansa mais do que o normal, e o meu cérebro é incapaz de se concentrar.
Não é dor que se manifeste em só uma parte do meu corpo.
Não é causado por uma inflamação. E tomar remédios para artrites não me ajuda.
Minha dor é produzida porque os sinais chegam ao meu cérebro de forma errada, devido a um problema no sistema nervoso.
Isto não é muito compreendido, porém é REAL.

FADIGA

Não só me sinto cansada, estou exausta.
Eu queria ter atividade física e mental porém NÃO posso. Por favor, não tome como algo pessoal, se me vir fazer compras, e eu disser que não posso  ajudá-la hoje, e se ligar para mim e eu não responder a suas chamadas, entenda que não é porque não queira. Estou pagando o preço por forçar meus músculos e meu cérebro ALÉM de minha capacidade.

MEUS PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO

Talvez não recorde seu nome, porém sempre recordarei seu rosto. Talvez não lembre o que prometi fazer por você, embora tenha dito uns minutos antes. Não fique triste se não me lembro do seu aniversário, ou uma data importante, ou se às vezes não te escuto... minha mente está esgotada e há dias em que me esqueço de tudoMeu problema não tem a ver com a idade, não tenho Alzheimer, esta falta de concentração está relacionada ao distúrbio do sono.

SOU DESAJEITADA



Se piso nos seu pés, tropeço em suas coisas, ou se caem das minhas mãos ...
Se estás atrás de mim em uma escada e desço muito lentamente...
Por favor tenha paciência não tenho mais o controle sobre meus músculos.





MINHA SENSIBILIDADE




Não posso ficar em nenhum lugar. Incomoda-me a luz, o barulho, o cheiro a multidão.
Esta enfermidade é definida como uma desordem que agrava tudo.





MINHA INTOLERÂNCIA




Não aguento o calor ou a umidade. Tão pouco o frio.
Meu termostato interno está quebrado.




MINHA DEPRESSÃO

Há dias em que prefiro ficar em casa deitada na cama ou morrer.
A dor severa pode causar depressão. Devido ao mal estar contínuo se produz uma reclusão social que leva ao abandono pelas pessoas que não entendem sua enfermidade. Em uma situação assim é que se descobre quem se importa com você de verdade. Isto te faz perceber que há menos pessoas do que você pensava, então, te sentes só, porque provoca mudanças emocionais bastante severas. Há casos de morte de pessoas com fibromialgia, por não conseguir suportar mais a situação. Seu “sincero” interesse pode me tirar do abismo.

MEU STRESS



Se tenho que deixar de trabalhar ou delegar minhas responsabilidades em casa, não é por preguiça.
Se necessito de constante tranquilidade e não estar submetida a nenhuma situação tensa ou agonizante não é por comodidade. 
Este stress diário pode piorar os meus sintomas e incapacitar-me completamente.







MEU PESO



Posso estar com excesso de peso e em poucas semanas posso estar magra e vice e versa, porém isto não depende de mim.
Seu corpo não é meu corpo, meu apetite não está afetado.







MEUS DIAS BONS



Se me vir sorrir, não pense que me sinto bem.
Sofro de dor crônica e fadiga física e mental que não têm cura.
Posso ter uns dias bons algumas vezes em semanas, é o que me permite seguir adiante e poder desfrutar deles enquanto posso.



Espero que isto te ajude a entender e a não julgar as pessoas que por infelicidade desenvolveram este mal, e se ainda tens dúvidas sobre esta doença, e se interessas em saber mais, tem muitos livros e artigos sobre FIBROMIALGIA.

7 comentários:

  1. Olá boa noite! Entrei no blog de um amigo e vi seu link,entrei e fiquei muito comovida com que li,eu nunca ouvi falar em fibromialgia.
    Voltarei mais vezes para continuar lendo,estes mistérios da vida.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite!Vim agradecer a sua visita,e seu comentário.
    Gostei muito de conhecer a esposa do Joandre,foi no blog dele que vi seu link.
    Volte sempre,eu estou sempre postando coisas novas.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Querida, tenho uma amiga blogueira que tem esta doença e sofre muito.Teu texto foi muito esclarecedor e ao mesmo tempo triste e sofrido.Existem momentos que a compreensão pode estar além do que imaginamos.Que este desabafo em forma de texto tenha o alcance desejado.Felicidades, sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  4. Olá passei pelo seu blog e vi este post. A medicação infelizmente não resolve e os médicos ficam dizendo pra você que é doença sem cura. Procura um bom naturopata. A fibromialgia é uma inflamação generalizada no organismo. É imperativo eliminar produtos de origem animal, refinados e processados. O truque é comer frutas e legumes frescos o máximo possível crús. Beber sumos e batidos enriquecidos com erva de trigo ou clorela ajuda a alcalinizar o organismo rapidamente. Começar a manhã em jejum com sumo de 1 ou 2 limões também alcaliniza o organismo. Devido à desintoxicação é necessário fazer clísteres regularmente bem como fazer suplementação com vitamina C, D, complex B etc. Daí que é bom ser acompanhada de perto por um bom naturopata. Os sintomas vão diminuir imenso e talvez em 2/3 anos desparecem por completo se se manter fiel a uma dieta de frutas e legumes frescos o mais crú possível. Sim estou a dizer que não pode comer carne, peixe, ovos, lacticinios, pão, massas, arroz, bolos, bolachas, soja, etc... bjs

    ResponderExcluir
  5. Descobri em 2008 que, também, sofro deste mal terrível. Hoje mesmo as dores começaram logo pela manhã e só melhoraram agora à tarde, depois de tomar vários analgésicos que acabam com meu estômago. Os reumatologistas, (já consultei vários)
    receitam remédios caros, à base de morfina, codeina, famotidina, amiptrilina, xelofloxina (prova de que a dor é insuportável) que só fazem dormir, causar gastrite , muitas coisas mais e aumentar a depressão.
    Até que enfim, encontrei uma pessoa que descreve exatamente o que sinto e que muitos não conseguem entender ou acreditar; até os próprios peritos do INSS que negam benefícios para portadores de FIBRONIALGIA. Na mesma hora que estou bem, começam as dores e parece que nunca vai passar. Amiga, não tenho blog, mas entre no meu face para compartilhar nossas dores.Meu nome Egídia Santos de Paula. email egidia_cpv@ig.com.br. Precisanos compartilhar nossas dores. Bjs.Egídia


    s

    ResponderExcluir
  6. Desculpe o erro ortográfico: o correto é FIBROMIALGIA e não FIBRONIALGIA como escrevi. Egídia

    ResponderExcluir
  7. Desculpe o erro ortográfico: o correto é FIBROMIALGIA e não FIBRONIALGIA como escrevi. Egídia

    ResponderExcluir